terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Turquia – Um pé em cada continente.


Turquia: Mapa, Cultura, Clima, Fotos, curiosidades e dicas de viagem.

A Turquia é um país da Ásia. Faz fronteira com a Bulgária, a Grécia, a Armênia, a Geórgia, o Irão, o Iraque, a Síria e o enclave de Makichevan do Azerbaijão.
A localização do País está entre a Europa e a Ásia, o que torna a Turquia geograficamente estratégica e importante.
A religião do País é o Islão e com Cristãos e Judeus em sua minoria. A língua oficial da Turquia é o turco, a segunda língua é o curdo falado pela minoria da população.
A Turquia possui uma rica herança cultural e é classificada como potência regional graças a sua localização estratégica.
A Turquia possui clima temperado quente mediterrânico. O clima é caracterizado por diferenças como, escassez de chuvas, deserto frio e nas zonas costeiras clima temperado quente ou temperado frio na zona do mediterrâneo.
A Turquia possui três zonas climáticas: o continental, o mediterrâneo e o pontica. O Mediterrâneo é caracterizado por verões quentes e invernos suaves, a precipitação é relativamente abundante principalmente no outono e inverno.

A Turquia é incrível, de um lado da ponte está a Europa, do outro a Ásia. A capital Turca se localiza entre os dois continentes. Cortando as duas bandas, o Estreito de Bósforo tem uma orla com restaurantes de frutos do mar e é cenário de passeios de barco. Além desses minicruzeiros, você não pode perder o Palácio Topkadi, antiga residência dos sultões datada de 1475; a Mesquita Azul, com suas paredes internas adornadas de mosaicos e medalhões de ouro; a Basílica de Santa Sofia, construída entre 532 e 537 com o objetivo de ser a catedral da Constantinopla; e o Grand Bazar, que vende uma boa variedade de coisas, incluindo tapetes, artesanatos e joias.
As temporadas mais agradáveis e com atrações menos cheias são nos meses de Abril, Maio, Setembro e Outubro. Na primavera ainda há uma vantagem a mais: A cidade se cobre de tulipas. Uma vez na Turquia também vale a pena dar um pulo nos balneários do Mar Egeu. Como a cidade de Kusadasi, muito visitada por navios que fazem cruzeiros, pela Grécia e a Turquia e fica próximo a escavações arqueológicas de Éfeso, o que torna o cenário bem romântico.

Dicas:
Faça passeios, aproveite tudo que estiver no guia que você levar. Pegue o ferry-boat, faça passeio pelo Bósforo até o Mar Negro. Aconselho descer somente na última parada, ontem tem um castelo no ponto mais alto da vila. A subida é difícil, porém a vista recompensa. Não se esqueça de levar água.
A partir das 20h assista a um show de luzes e som na Mesquita Azul. O ideal é chegar cedo e ficar em um restaurante agradável que está localizado em frente à Mesquita, as mesas são colocadas no jardim, é um ambiente realmente agradável.

Sugiro fazer as viagens de avião, ainda que os ônibus sejam de primeira linha, as viagens em ônibus noturno são cansativas.
Aproveite também o passeio de balão, é imperdível.

Um comentário: